Entre Colunas

Milton Luiz

 

Diretor responsável da seção Entre Colunas

Entre Colunas é uma seção da revista Espaço News dedicada a matérias sobre a maçonaria.

 

 

 

_______________________________________________________________________________________________________________________

Apresentação A.˙.R.˙.L.˙.S.˙. EQUILÍBRIO – Nº 744.

EQUILÍBRIO significa prudência, moderação, comedimento, domínio de si mesmo.

É a busca que nos impulsiona, através de nossos símbolos para termos a perfeita harmonia entre o espiritual e o material.

Representa também a sabedoria, força e beleza, que devemos ter como um hábito, uma virtude moral e praticá-la sempre, não só com os outros, mas também com nós mesmos.

Esses foram os elementos que nortearam 12 irmãos, no dia 26 de agosto de 2011, a fundar a A.˙.R.˙.L.˙.S.˙. EQUILÍBRIO – Nº 744.

Nossa loja, que segue o R.˙.E.˙.A.˙.A.˙. se reúne todas as segundas-feiras, na Rua São Joaquim, nª 138 – Liberdade – São Paulo – SP – 4ª andar (Palácio Maçônico Francisco Rorato), sob os auspícios da GLESP – Grande Loja do Estado de São Paulo.

Temos um horário diferenciado em nossos trabalhos, que se realizam das 17:30hs às 19:30hs., e os irmãos que queiram estreitar os laços e nos prestigiar com suas visitas, muito nos honrarão com suas presenças.

A Loja é um brilhante espaço de estudo, meditação e aprendizado, onde todos os irmãos participam ativamente das discussões filosóficas, em um ambiente de irmandade, destinado ao estudo da simbologia maçônica, com a prática da ritualística, aliada aos estudos de diversos temas de conteúdo moral, filosófico e espiritual, sempre com o objetivo de aprimorar e aperfeiçoar o ser humano.

Hoje é um dia de festa na A.˙.R.˙.L.˙.S.˙. EQUILÍBRIO – Nº 744, que recebe em seu quadro dois novos valorosos irmãos, dispostos a contribuir para o fortalecimento de nossas colunas, contribuindo para o crescimento da loja e de todos os obreiros.

Que o G.˙.A.˙.D.˙.U.˙. esteja sempre na diretriz de nossos trabalhos, e ilumine a caminhada desses novos obreiros.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________

Altos Corpos do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA)

Nesta edição a sessão “Entre Colunas” da Revista Espaço News traz ao conhecimento de todos um breve relato dos Graus Superiores do REAA (do grau 4 ao 33) que são praticados nos Altos Corpos do Rito sediados no Palácio Francisco Rorato da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (GLESP) situado a Rua São Joaquim, 138 no bairro da Liberdade nesta Capital.

Seja qual for o Rito Simbólico de origem, o Maçom que chega ao Grau de Mestre (grau 3) pode e deve ascender aos Altos Graus do REAA para completar seus estudos maçônicos.

No Brasil os Altos Graus do REAA são subordinados ao Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, potência regular e mundialmente reconhecida, fundado pelo Irmão Francisco Ge Acayaba de Montezuma, depois Visconde de Jequitinhonha, em 12/11/1832, com sede em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

Os Altos Graus do REAA são divididos em quatro séries:

  • Loja de Perfeição – Graus Inefáveis ou de Perfeição (Graus 4 ao 14);
  • Capítulo Rosa Cruz – Graus Capitulares ou Religiosos (Graus 15 ao 18);
  • Conselho de Cavaleiros Kadosch – Graus Filosóficos (Graus 19 ao 30);
  • Consistório de Príncipes do Real Segredo – Graus Administrativos (Graus 31 ao 33).

 

Excelsas Lojas de Perfeição – Graus 4 ao 14

ELP Barão do Rio Branco N.º 10

ELP Gonçalves Ledo N.º 2 ELP Atilla de Mello Cheriff IV

Fundação em 09/02/1946

Fundação em 14/08/1972

Fundação em 06/12/1975

Reuniões: 2º e 4º sábados de cada mês, às 9:30hs

Reuniões: 1ª segunda-feira e 3ª quinta-feira de cada mês, às 20hs

Reuniões: 1º e 3º Sábados de cada mês, às 14hs

Local: Rua São Joaquim, 138 – 4º Andar

Local: Rua São Joaquim, 138 – Templo Nobre – 1º Andar

Local: Rua São Joaquim, 138 – 3º Andar

TVPM Mozart Oliveira

TVPM Fabiano Silvestri

TVPM Geraldo Nogueira

oliveira.mozart@gmail.com exc.lp.goncalvesledo2@gmail.com

nogueira@aasp.org.br

As três Lojas de Perfeição são Corpos tradicionais na cidade de São Paulo, que primam pela ritualística e atuam com a máxima seriedade, não havendo distinções entre elas, senão os dias e horários de suas reuniões, para maior conveniência e comodidade dos Irmãos.

Dessa forma o irmão interessado poderá escolher entre reuniões realizadas durante a semana (noturnas) ou aos sábados (pela manhã ou à tarde)!

 

Sublimes Capítulos Rosa-Cruz – Graus 15 ao 18

Subl∴ Cap∴ Rosa Cruz Philaletes Paulistas

Subl∴ Cap∴ Rosa Cruz 9 de Julho

Fundação em 16/06/1926

Fundação em 09/07/2014

Reuniões: 2ª quinta-feira de cada mês às 20 hs

Reuniões: Sábados às 9:30 hs

Rua São Joaquim, 138 – Templo Nobre 1º andar

Rua São Joaquim, 138 – 4º Andar

 

Magnífico Conselho de Cavaleiros Kadosch “Ypiranga”  – Graus 19 ao 30

   

Fundação em 01/10/1953

Reuniões: 2º sábado de cada mês às 14 hs

Rua São Joaquim, 138 – Templo Nobre 1º Andar

 

Emérito Conselho de Príncipes do Real Segredo “Saldanha Marinho” – Graus 31 ao 33

Fundação em  02/01/1929

Reuniões: Última sexta-feira de cada mês às 20 hs

Local: Rua São Joaquim, 138 – Templo Nobre 1º Andar

 

Por isso sempre incentivamos o aperfeiçoamento e evolução dos irmãos. Assim, procure completar seus estudos, fazendo parte de uma Maçonaria, ainda mais fraterna, filantrópica e realmente formadora de Livres Pensadores!

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

A∴R∴L∴S Barnao de Mauá II – número 763 Filiada a Grande loja Maçonica do estado de São Paulo _ GLESP

Palestra com o Tema : ” Um paralelo entre Maçonaria e o Esporte “

 

No dia 23.08.2018 da E∴V∴, ocorreu no templo Rubens Olivares da A∴R∴L∴S∴ABarão de Mauá II- numero 763 situada á rua Guimarães Passos 406 – Vila Mariana, Or∴ de São Paulo, em sessão Magna iniciada as 20 horas, a palestra apresentada pelo Ir∴ M∴M∴ Washington Joseph (dodi) M∴M da A∴R∴L∴S∴ Barão de Mauá II numero 763, co o tema ” UM PARALELO ENTRE A MAÇONARIA E O ESPORTE”. 

Os irmãos presentes foram agraciados com a explanação eloquente do Ir∴ Dodi que contou sua historia no esporte e no Basketball, sendo desde jovem obstinado na busca da vitória e equilíbrio pontos fundamentais para o crescimento dos maçons que objetivam a construção de uma sociedade mais digna e igualitária.

Campeão mundial de clubes pelo Sirio em 1979 e integrante e capitão da seleção Brasileira de basquete entre os anos de 1969 a 1997 Ir∴ Washington Joseph demonstrou itens do dia a dia no esporte como: disciplina, respeito a hierarquia, metas, equilíbrio, obstinação, que tem tudo haver com os passos do maçon na escada evolutiva como construtor social.

Um dos destaques da palestra foi quando o Ir∴ Dodi apresentou o paralelo entre as conquistas das camisas dos times que jogou, com os aventais conquistados com muito esforço e luta na Mçonaria, relatando fatos desde sua iniciação no esporte e na nossa ordem.

Venerável Mestre Wladimir Viveiro em nome de todos os obreiros agradeceu a disposição do Ir∴ Joseph em nos brindar com sua sapiência e profundo conhecimento do basquete.

Vários irmãos visitantes estiveram prestigiando o evento representado diversas lojas do Oriente da cidade de São Paulo e do interior.

O irmão Milton Luiz, membro da A∴R∴L∴S Oração e Trabalho n˚ 128 e Grau 33 do supremo conselho da maçonaria para republica federativa do Brasil, do oriente teceu o seguinte comentario: ” Saio daqui com a certeza que hoje tivemos um dia que entrara para historia da Maçonaria, pois o aprendizado foi intenso e a egrégora extraordinária”.

A  A∴R∴L∴S Barão de Mauá II número 763 tem orgulho de ter em seu quadro brilhantes irmãos e parabeniza o Ir∴ Washington Joseph pelo extraordinário evento e convida a todos os irmãos leitores a visitarem suas sessões que ocorrem toda quinta feira as 20 horas na rua Guimarães Passos 406 – Vila Mariana/ SP

Att, Ir∴ Paulo Cesar Rodrigues

M∴M∴  A∴R∴L∴S Barão de Mauá II numero 763 (Glesp) CIM 63231

Jornalista ( MTB 50.281 RS)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Setembro 2018

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

BREVE HISTÓRICO DA

   A∴R∴L∴S∴OBREIROS DE SANTO EXPEDITO Nº 706

Aos dezenove dias do mês de março de 2008 13 irmãos na sua maioria adormecidos, oriundos da a:. r:.l:.s:. carlos gomes, filiada ao g:.o:.b:., reuniaram-se num templo sito a rua do hipodromo em frente à estação bresser – mooca do metro, com a finalidade de criar uma loja maçonica,

Essa empreitada teve o apoio de alguns iir:. De algumas lojas regulares filiadas a g∴l∴e∴s:. p∴, e embora de forma espúria, realizaram a 1ª sessão da loja, que tinha o nome de loja de são jose, presidida pelo ir∴francisco angelo carbone sobrinho.

Na semana seguinte já com a intenção de regularizar-se junto a glesp realizou-se a 2ª sessão da loja presidida pelo ir∴teotonio carlos sampaio moura, e neste dia resolveram os iir∴Que o venmestre seria dai em diante este ir∴, e tambem que seguindo uma norma da glesp uma loja não pode ter o nome homenageando um ente religioso, e por ter o ir∴teotonio como grande benfeitor da loja, e este ser devoto de santo expeditom a loja chamaria obreiros de santo expedito.

A partir dai começaram os trabalhos para a regularização desta loja junto a glesp, já que nesta altura dos acontecimentos, tinha o apoio do grão mestre  francisco gomes da silva. E também de muitos iir∴da a∴r∴l∴ s∴ força lealdade e perseverança. A quem devemos com gratidão lembrar-se de seus esforços par em 2010 recebermos a nossa carta constitucional definitiva

Importante lembrar o eficiente e prestativo trabalho do ir.’. Nelson doratiotto, então delegado distrital da glesp em nossa região, nos momentos dificieis.

A loja sempre teve seus trabalhos pautados na excelência ritualistica, e também na pesquisa e interpretação da filosofia maçonica com praticas de apresentação e discussão de trabalhos escritos e meditação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Julho/Agosto 2018

______________________________________________________________________________________________________________ 

” JANTAR   RITUALÍSTICO ” da

A:.R:.L:.S:.  Oração e Trabalho nº  128

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Oração e Trabalho” n.º 128 jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (GLESP), em seus mais de 50 anos de ininterruptas atividades, retorna a sessão “Entre Colunas” da Revista Espaço News para falar sobre a realização no último dia 05 de junho de mais uma edição de nosso Jantar Ritualístico ocorrido nas dependências do Hotel Leques Brasil no bairro da Liberdade.

A cerimônia foi aberta as 20:00 horas pelo Venerável Mestre Francisco Antonio De Filippis e foi abrilhantada pela presença maciça de Irmãos do quadro além de visitantes de muitas Oficinas coirmãs tanto da GLESP como do GOSP/GOB e GOP. Tudo transcorreu num clima de paz, harmonia e muita alegria. 

Os trabalhos transcorreram de acordo com a etiqueta maçônica e ao final da cerimônia utilizaram a palavra alguns dos Irmãos Visitantes, o Venerável Mestre Francisco Antonio De Filippis, além dos Irmãos Vigilantes José Aquiles Brunetti e Sinval Gregório Estevam de Souza. Os Irmãos que passaram para o Oriente Eterno (já falecidos) também foram homenageados pela lembrança de todos ressaltando sua importância dentro da Ordem Maçônica e principalmente pelo carinho e serviços prestados ao longo dos anos a Loja Oração e Trabalho. Após esse momento único e repleto de emoções os trabalhos foram encerrados na forma ritualística.

Mais uma cerimônia que foi justa e perfeita dentro dos princípios da Maçonaria Universal com a Loja Oração e Trabalho n.º 128 cumprindo o seu papel como instituição iniciática sempre engajada nos estudos, na filantropia e na construção social.

Parabéns a família Oração e Trabalho!!!

Que venham as próximas atividades da Loja.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Junho 2018

______________________________________________________________________________________________________________________________ 

VOCÊ JÁ CONHECE O CIRCUITO MAÇÔNICO?

SOMENTE PARA MAÇONS

O Circuito Maçônico é um tour sobre a sua empresa, escritório, iniciativas, entre outros. Nós buscamos conhecimento sobre a vida e as obras dos irmãos e semelhantes, desfrutando do saber do dia-a-dia e suas atividades em vida.

Fundado por Leo Cinezi, o Circuito Maçônico visita o Brasil há onze anos, com o intuito de aprender. Graças a essas visitas, os Maçônicos foram fazendo amigos e irmãos. O Circuito hoje é referência na maçonaria paulista, sendo que hoje somos 220 mil Maçônicos no Brasil.

“Sempre um irmão anfitrião.

Nunca tem custo.

Foco no conhecimento.

Estreitar os laços é a meta.

Aprender é intrínseco.”

Em 2017, realizamos 20 edições do Circuito Maçônico onde pudemos conhecer alguns negócios como o Linkedin, um hangar chamado Helipark e um Stand de Tiro. Também conhecemos uma Delegacia de Polícia, a Câmara dos Vereadores de SP, o Exército, o CCO do Metrô de SP, o batalhão da ROTA da PM de SP,  uma Estação de Tratamento de Água da SABESP, uma Penitenciária PPP em MG, a Usina Hidrelétrica de Itaipu na tríplice divisa, o Corpo de Bombeiros, a Sala São Paulo e a Assembleia Legislativa de SP. Alguns templos, religiões ou iniciativas como o Shriners, a Eubiose, um Templo Budista, uma Mesquita, em Templo de Umbanda e uma Sinagoga. Em 2018, já fomos na Fábrica da Heineken em Itu, conhecemos a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, carinhosamente conhecida como Igreja dos Mórmons, a sede do CRECISP, a INFRAERO, o Aeroporto de Jacarepaguá no Rio de Janeiro, a Cachaçaria e Destilaria Brisas da Serra, a Catedral da Sé e seus subterrâneos.

Estamos com esta programação para as próximas edições:

02/06/18

Penske Logistics (Cajamar/SP)

LOTADO – Somente fila de espera

16/06/18

Igreja Ortodoxa Antioquina (São Paulo/SP)

11 vagas restantes

E teremos muito mais.

Quer participar?

Só se cadastrar:

https://goo.gl/forms/m1R1LYp0NOZUmp9F2

Se desejar ser anfitrião, fale comigo!

TFA

VaLEO

Leo Cinezi

(11) 99898-9819

leo@cinezi.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maio 2018

______________________________________________________________________________________________________________________________ 

“UNIÃO DAS LOJAS MAÇÔNICAS DA ZONAS LESTE PARA  BENEFICÊNCIA”

“EM  PROL  DO LAR  VICENTINO  UNIDADE DE ERMELINO MATARAZZO”

 

No dia 03 de abril de 2018 no salão de festa do “Lar Vicentino” reuniram-se aproximadamente 200 (duzentos) irmãos em um belíssimo Jantar Ritualístico. Esse  foi o terceiro com o único objetivo de arrecadar recursos para ajudar o “Lar Vicentino”. Foi uma noite de gala onde estiveram presentes irmãos de diversas lojas e ainda o corpo administrativo da GLESP. Seu maior representante o Sereníssimo Ronaldo Fernandes e comitiva elogiaram a organização das lojas envolvidas neste evento que são elas: Caridade e amor nº 235 e V:.  M:. Osvaldo Cruz de Albuquerque

Em suas palavras o Sereníssimo Ronaldo Fernandes agradeceu a presença de todos e as  lojas responsáveis pelo belíssimo evento. E como ele sempre apregoa que as lojas devem, sempre que possível, fazer eventos e os irmãos estreitarem os laços que nos unem como verdadeiros irmãos, uma homenagem muito merecida a equipe da cozinha. O resultado líquido deste evento foi de R$13.600,00(treze mil e seiscentos reais) aproximadamente, que  serão integralmente repassado a administração do Lar  Vicentino. Pelas fotos podemos notar a grandeza desse jantar e a presença dos delegados regionais e distritais.

IIr não nos esqueçamos jamais de render sempre um voto de agradecimento ao Sup Arq do Univ para que ele consolide em nossas almas os sentimentos de fraternidade, da vida, e da glória que coroarão a nossa felicidade. Ao Or de São Paulo, aos 03 dias do mês de abril do ano de 2018 As AAug e RResp LLoj, com dístico de AAug e RResp LLoj SSimb “Caridade e Amor” Nº 235, Vigilantes Nº 287, Sublime União Nº 350, Alvorada de Guaianases Nº 402, Joia da Estância de Poá Nº 467 e Luz do Amanhã Nº 781 regularmente Constituída conforme cartas constitutivas no altar expostas, abrem hoje suas portas às nossas almas e convoca em Sessão Magna para o III Jantar Ritualístico no Grau de Apr M, com cerimonial de costume, em prol do Lar Vicentino em suas dependências, sito a Rua Ovídio Lopes nº 253, no bairro de Ermelino Matarazzo nesta Capital, iluminado por uma luz puríssima, na qual reina a paz, a concórdia, a fraternidade, a união, a verdade e o bem estar em toda sua plenitude, cujas portas se abrirão sempre para nos proteger da fatal incerteza que se perde o resto do mundo.

O M de CC faz dar entrada ao recinto, o Ser Gr M Ir Ronaldo Fernandes, os VVen MM das LLoj organizadoras, em seguida as autoridades Maçônicas, VVen MM de LLoj coirmãs, MM IInst, OOfic e demais IIr, MM CComp e AApr.

Sob a Presidência dos VVen MM Osvaldo Cruz de Albuquerque (235), Douglas Moreira Garcia (287), Fábio Eduardo Guimarães Macedo (350), Dionísio Sebastião da Costa (402), Gilberto Maida Mellace Netto (467) e Ivo Rocha da Silva (781).

Ocupando os Cargos de 1º Vig o Ir Emilio Antoine Daccache (402), A 2ª Vig o Ir Isaias Batista Limonge (350), Orad o Ir Marcelo Silva (287), Secr o Ir Sebastião Pereira de Albuquerque Junior (235) / Silvio Renato Siqueira Kirsten (467),

Tes o Ir Marco Antonio de Souza (235), Chanc o Ir Nicolas Medina Alonso (235), M de CC o Ir Marcos Bazzana Delgado (467), M de Banq o Ir Fernando almeida de Sousa (235), Hosp o Ir Valter Luiz Bacca da Silva (235), G T o Ir Eduardo Faria Dutra (781).

Tomou assento no trono os VVen MM das LLoj organizadoras deste Jantar e as seguintes autoridades como segue: Sereníssimo Gr M Ir Ronaldo Fernandes, Eminente Gr MAdj Ir João José Xavier, Resp 1º Vice-Presidente do Ven Col Ir Alfonso Maria Bittencourt, Resp Chanceler do Ven Col Ir Roque Macri Cabuto, Resp Chefe de Gabinete do Gr M Ir Tadashi Komata, Resp Assessor do Gr M Ir Vagner Pedroso, Resp Del Reg Ir Adenil Agripino de Oliveira da 3ª Reg Maç, Resp Del Reg Ir Alexandre Cassio Crizologo da 4ª Reg Maç, Resp Del Distr Ir Jose da Silva Araquan Filho do 3º Distr da 37ª Reg, Resp Del Distr Ir Francisco de Assis Magos do 2º DistrMaç da 3ª Reg∴, Resp Del Paulo Chapiski Cordeiro do 3º Distr Maç da 3ª Reg, Resp Del Bruno Cirino Alves Ferreira do 4º Distr Maç da 3ª Reg, Resp DelFrancisco José Garcia do 5º Distr Maç da 3ª Reg, Resp Del José Restiffe Neto do 6º Distr Maç da 3ª Reg, Resp Del Distr Ir Odair Cipoli do 7º Distr Maç da 3ª Reg, Resp Del Distr Ir Elcio Camero Morale do 8º Distr Maç da 3ª Reg∴, Resp Del Distr Ir Rodrigo Vitalino da Silva Santos do 9º Distr Maç da 3ª Reg

Osvaldo Cruz de Albuquerque fez a entrega de uma placa comemorativa a este evento, em nome de todas as LLoj organizadoras, ao Ser Gr M Ir Ronaldo Fernandes. O Ser agradeceu a homenagem, falou da alegria de estar entre os IIr, e pediu um minuto de silencio em homenagem ao Ir Euripedes Barbosa Nunes 33º GrM Adj do GOB e candidato ao Gr Mestrado do GOB nas próximas eleições, que hoje passou para o Oriente Eterno, Or de São Paulo, 03 de abril de 2018 da E V.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abril 2018

 

______________________________________________________________________________________________________________________________ 

   A:.R:.L:. S ROBERTO MUSZKAT 618 TRADIÇÃO EM FILANTROPIA

 

Desde a sua fundação em 16 novembro 2004, pelo saudoso Dr. David Muszkat, em memória de seu filho falecido, a Loja Roberto Muszkat tem como foco de sua atenção os trabalhos filantrópicos, tanto de parte de seus membros individualmente, como também de sua diretriz como organização.

No ano que passou, varias campanhas mereceram a nossa atenção, como a campanha das cadeiras de rodas, que tem contado com o apoio de muitas lojas e da própria GLESP, que disponibilizou também um espaço para sua armazenagem.

No campo das ações pontuais destacamos um show de “Stand-Up Comedy”, de muito sucesso, realizado no Honda Hall, em prol do Instituto Curumim, com o apoio de vários artistas renomados como Fabio Lins, apresentador de programas humorísticos do Multishow e professor de teatro, e do famoso comediante Oscar Filho.

Voltamos nossa atenção principalmente às crianças, parte mais frágil nesta nossa cruel sociedade, com algumas contribuições ao orfanato Tenda de Cristo, em Cotia, onde além de ações pontuais, realizamos a distribuição de presentes no Natal.

Temos também o privilégio de contar com o apoio e parceria do Grupo GEA, cujo trabalho dos enche de esperança e admiração, além da certeza de que um futuro melhor esta sendo construído, com o apoio da Maçonaria, que historicamente, desde sua fundação em 1717, vem obstinadamente lutando pelos ideais de Liberdade Igualdade e Fraternidade, e o caminho para esta luta é sempre a busca de menos desigualdade social.

Neste ano continuamos com a campanha de recolhimento de lacres de latas de alumínio, que vendidos para a reciclagem tem seu produto integralmente revertido em cadeiras de rodas, andadores e muletas, doados a pessoas carentes, em ação conjunta com a  Hospitalaria da GLESP e de varias lojas e amigos, que recolhem e nos enviam os lacres, além de doarem cadeiras de rodas muletas e andadores para distribuição.

Temos também em nosso planejamento deste ano a realização de outros eventos artísticos, sempre com a sua renda revertida à caridade.

Se quiserem contribuir de alguma maneira com alguma de nossas campanhas, podem entrar em contato conosco no telefone 011-99985-2054, pelo whatsApp, ou pelo email, scurzio@hotmail.com.br.

V:. M:. Rolando Scurzio Júnior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Março 2018

____________________________________________________________________________________________________________________________

40 anos de A.`.R.`.L.`.S.`. Oriente Eterno, 194

A fundação da nossa Loja deu-se no dia 18 de fevereiro de 1978, mas os entendimentos para a sua criação começaram antes, quando alguns IIr.’. tiveram a idéia de fundar uma Loja que tivesse suas atividades durante o dia e que pudesse abrigar IIr.’. idosos e aqueles que não pudessem frequentar suas Loja no horário noturno. Dentre esses IIr.’. apontamos: Joaquim Lopes de Mattos; João Zimmermann Filho; Clodomiro Abraão; Silvio Massu de Oliveira; Elles de Aquino, pertencentes à A.’.R.’.L.’.S.’. “Cavaleiros de São João, 115”; Orlando Pereira Monteiro, pertencente à A.’.R.’.L.’.S.’. “Nova Esperança, 132”; Adalberto Mendes, pertencente à A.’.R.’.L.’.S.’. “Estrela da Lapa, 7” e, Antônio Caparroz Peres, pertencente ao Grande Oriente do Brasil.

Durante estas reuniões preliminares, estabeleceram-se algumas das finalidades básicas que conduzem o objetivo desta Loja, tais como: propagar os postulados da Maçonaria Universal, promover o estudo da Moral, a prática da solidariedade social, o progresso material e o aperfeiçoamento intelectual da humanidade em geral, praticando, estudando e estimulando os princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, sem distinção de raça, cor ou religião. Nesta mesma ocasião ainda foi escolhido o nome da Loja, “Oriente Eterno”, cuja idéia é estar se aproximando do Grande Arquiteto do Universo, visando o dia da passagem para o Oriente Eterno Celestial.

Naquela oportunidade, era Grão Mestre o Sereníssimo Ir.’. Erwin Seignemartin.

A insígnia e a representatividade de nossa Loja é o Estandarte que alude ao Templo de Salomão, bem como um Templo Maçônico onde podemos visualizar as duas Colunas, B e J, encimadas por Romãs; Pavimento Mosaico; o Altar dos Juramentos, com o Livro da Lei Aberto, acompanhado dos utensílios Compasso e Esquadro, indicando a abertura dos trabalhos. Um pouco acima direita, surge uma Estrela Dourada, que simboliza o Homem no Universo e à esquerda, outra Estrela, esta Prateada, que foi inserida para lembrar o nosso Jubileu de Prata, comemorando no ano de 2003. Dentro das bordas do topo, temos as iniciais H.A.E.P.S.T.I., que tem o seguinte significado: Harmonia, Amor, Esperança, Paz, Somos Todos Irmãos.

Fevereiro 2018

____________________________________________________________________________________________________________________________

Investidura do Grau 33 em São Paulo/SP

Retornamos a sessão “Entre Colunas” da Revista Espaço News para falar sobre a realização da Investidura de valorosos irmãos no Grau 33 do REAA (Rito Escocês Antigo e Aceito) da Maçonaria ocorrida no último dia 18 de novembro de 2017, em meio aos festejos da 128.ª Semana da República que foi proclamada na alvorada de 15 de novembro de 1.889, às 10 horas da manhã nas dependências do Templo Nobre e Auditório da GLESP (Grande Loja do Estado de São Paulo) situados à Rua São Joaquim n.º 138 no bairro da Liberdade, nesta capital.
Esse grandioso evento marca o término da escalada da formação maçônica de cada irmão dentro do REAA que durante muito tempo se empenhou ativamente e buscou conhecimentos nos trabalhos dos diversos Altos Corpos que participou galgando todos os 32 graus anteriores, culminando nesse momento único sendo investidos no Grau 33 e passando a ser reconhecidos como Grandes Inspetores Gerais da Ordem se tornando, assim, membros honorários do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil sediado a Rua Barão, 1317 no bairro da Praça Seca em Jacarepaguá no estado do Rio de Janeiro.
Essa grande celebração foi conduzida pelos queridos e capazes irmãos membros da Administração do Supremo Conselho: o irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33º (Lugar Tenente Comendador que presidiu os trabalhos) acompanhado dos irmãos Francisco Antonio Gonçalves Dias, 33.º (Grande Ministro de Estado), Adélman de Jesus França Pinheiro, 33.º (Grande Secretário Geral) e Maurício Soares, 33.º (Grande Tesoureiro) que representaram brilhantemente nosso Soberano Grande Comendador Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33.º que não pode estar presente por razões de saúde.
Coube ser o anfitrião dessa Investidura o irmão Antonio Carlos de Souza, 33º atual Inspetor Litúrgico da 1.ª Inspetoria Litúrgica do Estado de São Paulo que contou com a presença de inúmeras autoridades maçônicas tanto do Simbolismo quanto dos Altos Graus da Maçonaria. Nessa ocasião foram investidos no grau máximo do REAA 227 irmãos distribuídos da seguinte forma: 196 irmãos de 10 dos 12 Consistórios de Príncipes do Real Segredo pertencentes a 1.ª Inspetoria Litúrgica do Estado de São Paulo (CPRS “Aldebaran V”: 14; CPRS “Aleph”: 14; CPRS “Erwin Seignemartin”: 32; CPRS “Fé, Equilíbrio e Luz”: 09; CPRS “Francisco Rorato”: 08; CPRS “Justiça, Fé e Esperança Todas as Direções”: 18; CPRS “Phoenix”: 47; CPRS “Saldanha Marinho”: 40; CPRS “Tibiriça do Grande ABC”: 06 e CRPS “Visconde de Uruguai II”: 08), outros 30 irmãos oriundos de outras Inspetorias Litúrgicas do Estado de São Paulo e, finalmente, um irmão que veio de longe; do Estado do Pará.
Os trabalhos foram justos e perfeitos e transcorreram com alegria e harmonia de acordo com a etiqueta maçônica e após seu término na forma ritualística, os agora novos Grandes Inspetores Gerais da Ordem puderam confraternizar entre si como bem demonstrado nas imagens que ilustram este texto.
Agradecemos a todos os envolvidos nesse incrível evento maçônico, em especial aos Presidentes e membros das Administrações de todos os Altos Corpos que auxiliaram na formação ao longo dos anos de todos os irmãos investidos e que estes possam a partir de agora retribuir o que receberam às novas gerações de maçons que também procuram se desenvolver em todas as Lojas Simbólicas e Corpos Filosóficos mundo afora… Bons Trabalhos!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Janeiro 2018