CuriosidadesNoticiasSaude

15 de fevereiro Dia Internacional de Combate ao Câncer infantil.

Nesta quarta (15), é comemorado o Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil, uma data para estimular o diagnostico precoce e divulgar informações sobre o tratamento da doença.

O assunto é delicado, já que receber este diagnostico não é nem um pouco fácil. Apesar de que a noticia inesperada e triste ao mesmo tempo, quando antes a doença for descoberta,mais altas são as chances de cura.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) anualmente 11 mil casos de câncer infantil são detectados no pais.

Apesar de agressivo o câncer infantil tem mais chances de cura do que outros e , se descoberto cedo essas chances chegam a alcançar a taxa de 80% Por isso a importância do diagnostico precoce , incentivado pelo Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil.

Mas existe um problema que atrapalha esse diagnostico precoce: os sinais e sintomas não são inespecífico e podem ser confundidos com outras doenças comuns na infância. Então, o que fazer para garantir que o câncer seja detectado e possivelmente vencido?

Primeiro passo: olhos bem abertos para o câncer infantil

Como as crianças não sabem detectar que existe algo de errado com elas cabe aos pais ficarem atentos a qualquer sinal suspeito, ainda que os mesmos aparentem ser simples como queixa de dor e manchas roxas sem motivo aparente, febre indisposição excessiva.

Próxima etapa: o tratamento

Se a suspeita de câncer infantil for confirmada, é hora de partir para a ação o tratamento, ele pode envolver a cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e terapia alvo, utilizada de forma isolada ou combinada, dependendo do tipo e do grau de invasão do câncer necessitando de estrutura medico hospitalar integrando equipe multiprofissional.

 

Fonte :Instituto Nacional do Câncer

Share:

Leave a reply