comemoração

Significado do Natal

Significado do Natal

Natal não é só tempo de presentear   sua família e amigos, mas também tempo de comemoração. O verdadeiro significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo. No dia 25 de dezembro, comemora-se o nascimento de Jesus Cristo, a figura mais importante do Cristianismo.

O dia de Natal é feriado religioso em muitos locais do mundo. O chamado ciclo do Natal é celebrado durante doze dias, que compreendem o dia 25 de dezembro até o dia 6 de janeiro.Esse período está relacionado com o tempo que os três reis magos, Baltazar, Gaspar e Melchior, levaram para chegar à Belém, cidade onde nasceu Jesus.

O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação. A partir do século IV, e com a consolidação do Cristianismo, a festividade foi oficializada como Natale Domini (Natal do Senhor). Como não se sabe ao certo o dia em que Jesus nasceu, essa foi uma forma de cristianizar as festas pagãs romanas, dando-lhes uma nova simbologia.

A escolha da data foi determinada pelo Papa Julius I (337-352) e, mais tarde, foi declarada feriado nacional pelo Imperador Justiniano, em 529 desde então é comemorado mundialmente dia 25 de dezembro como natal e nascimento de Jesus Cristo.

 

Share:

Leave a reply