CapaEconomia

Contabilidade Já Na Terceira Geração

Revelando a fórmula do sucesso

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) apontou em pesquisa que quase 80% das empresas são consideradas familiares, que apenas 25% das empresas conseguem passar o negócio para outra geração e menos de 10% para a 3º geração. Isso revela que o processo de transição no poder não é simples. E se for deixado para a última hora, as chances de sucesso são muito pequenas. Nesse sentido o planejamento é fundamental para a continuidade saudável do negócio, isso foi o que aconteceu com a Hilário Corrêa Contabilidade, que neste mês de janeiro completa 45 anos de dedicação a contabilidade de seus clientes.

A história de seus Diretores

A Organização Hilário Corrêa, é um escritório de assessoria empresarial contábil fundada em 1972, pelo Sr. João Hilário Corrêa Sobrinho, após seu falecimento dado o controle para seus herdeiros, posterior restando o controle para apenas um deles o Sr. Eliezer Hilário Corrêa, que se iniciou no escritório como funcionário em 1977, e assim em 2006 se aposentou e transferiu as quotas de capital para o atual diretor Sr. Ricardo Hilário Corrêa, que se iniciou como funcionário em 1994, formado pela UNG – Universidade Guarulhos, tendo aprimorado seus conhecimentos específicos com cursos pela USP, UNICID, CETESB, OAB, SESCON, CRC SP e CFC, entre outros, buscando diversificar o conhecimento na área de atuação da contabilidade, direito, investimentos, comercial e assessorando seus clientes na busca da qualificação tributária e fiscal ideal para o porte e tipo da sua empresa. Durante sua formação acadêmica foi lhe conferido pelo Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, o Diploma de Mérito “Professor José da Costa Boucinhas” outorgado para o aluno que possui melhor aproveitamento do Curso de Contabilidade no ano de 1996, por duas vezes eleito tesoureiro e atual presidente do INPA – Instituto Nacional de Preservação Ambiental, entre outras atividades que exerce na área social e contábil.

A trajetória da empresa

A Organização iniciou suas atividades na cozinha da residência de seu fundador, no bairro do Cangaiba, na cidade e estado de São Paulo, tendo seu primeiro escritório estabelecido na Avenida Cangaiba, posteriormente na sede da Associação de Bairro Amigos do Cangaiba que era estabelecida na Avenida Dr. Salomão de Vasconcelos, onde permaneceu por cinco anos, e com seu crescimento e sucesso, houveram mudanças para outras instalações no bairro sempre buscando o melhor atendimento, comodidade, conforto e acima de tudo segurança e seriedade no atendimento a seus clientes, onde em 1994 teve sua primeira sede própria na Avenida Cangaiba, 2023, completamente automatizada, e construída para atender as rotinas contábeis, onde contava com 120 m², em 2016 mudou-se para sua segunda sede própria, na Rua Comendador Cantinho, 121, no bairro da Penha de França, onde conta com 450 m² de infraestrutura moderna, estacionamento, sala de reunião, treinamento, sempre visando a melhor assessoria empresarial contábil.

Qual o motivo do sucesso?

“Sucesso está na transparência, honestidade, e principalmente no contato direto do contador com a empresa. Comecei como office-boy, depois para lançamento de notas fiscais, folha de pagamento, lançamentos contábeis, enfim todas as funções e setores do escritório, desenvolvi o primeiro sistema de computador para o escritório no lançamento dos documentos e livros fiscais. Quando meu pai se aposentou e me vendeu a empresa, eu estava pronto para assumir o restante da administração. No começo investi muito tempo, capital e principalmente dedicação em melhorar o que já tinha, sempre ouvindo meus clientes, que com franqueza fizeram apontamentos construtivos para onde o escritório de contabilidade de- veria evoluir. Em alguns momentos cheguei a pensar que seria o fim da profissão, como em crise no mercado, empresas fechando, e então surgiu o microempresário, que empregava mais e mais, e que não tinha estrutura administrativa alguma, então foquei nesses clientes e passei a eles meu conhecimento, ajudando a estruturar sua empresa para apurar seus custos e melhorar seus lucros, desenvolvi ferramentas, planilhas, sistemas de emissão de nota fiscal, tudo oferecido para fidelizar o cliente ao escritório, levando agilidade por um preço justo, mantenho contato direto com os clientes, eles tem meu celular, que é o mesmo número desde que comecei a trabalhar no escritório, atendo bem e sempre, meus clientes confiam em me indicar para outros, sabem que eu procuro fazer e colocar a sua disposição o meu melhor, acho que isso é o motivo do meu sucesso.”

 

 

Decisões que dão certo

Em 2010 decidi junto com minha esposa, ela que era compradora internacional de uma multinacional, abraçou meu projeto, estudou, hoje contadora e como profissional que sempre foi, fez com que o escritório crescesse mais um pouco. Somos família, mas desde o primeiro dia sempre soubemos separar o pessoal do profissional, sem dúvida nosso crescimento e sucesso, está nisso. A quem dissesse que trabalhar desta forma destruiria nosso relacionamento, muito pelo contrário, nos cobramos em ser o melhor o tempo todo, sem misturar as reuniões da empresa com as de casa, isso fortaleceu a empresa e o nosso relacionamento. Espero que consiga passar para os meus filhos, os valores que tive, e que eles assumam o meu lugar dentro da empresa um dia. Mas até esse momento chegar, eles serão meus filhos como família, e na empresa serão profissionais, como todos os outros bons profissionais que trabalham comigo hoje.

 

Texto: Ricardo Hilario Correa / Taty Vianna. Fotos: Vanessa Nascimento. Produção: Studio Arte Foto Roma

 

Share:

Leave a reply